Quem vive em uma sociedade corrupta tende a mentir mais

SHARE
, / 1631 0

As pessoas que moram em países com altos índices de corrupção institucional e fraude tendem a mentir mais. Essa é a conclusão de um estudo publicado este ano na revista Nature.

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, e da Universidade Yale criaram um índice baseado nas informações de 159 países sobre corrupção no governo, evasão de impostos e fraude eleitoral do Banco Mundial e da Freedom House, ONG que pesquisa liberdade política.

Ao longo de cinco anos, os cientistas viajaram para 23 países (entre eles Espanha, Áustria, Guatemala, Marrocos e China) e mediram a honestidade das pessoas individualmente.

Os pesquisadores pediam a voluntários que jogassem dados e contassem que número saiu – os cientistas não conseguiam ver o resultado. Quanto maior o número do dado, mais dinheiro os participantes recebiam.

Os cientistas perceberam que, em países com alto nível de corrupção institucional, os voluntários disseram ter tirado números altos no dado mais vezes do que seria esperado pelos cálculos de probabilidade – provavelmente a fi m de receberem maior benefício financeiro. “Parece que as pessoas nivelam sua desonestidade pelo que veem a seu redor na vida cotidiana”, diz um dos autores principais da pesquisa, Jonathan Schulz, economista da Universidade Yale.

Comments

comments

PASSWORD RESET

LOG IN