Filosofia ajuda no ensino de matemática

SHARE
, / 2143 0

Debater temas como justiça e verdade com os alunos do ensino fundamental pode melhorar seu desempenho nas aulas de matemática. A experiência foi feita no Reino Unido com 3 mil estudantes de 8 a 11 anos como parte de uma pesquisa chamada “Filosofia para Crianças”.

Os professores receberam treinamento para ser moderadores de discussões filosóficas com os alunos, em momentos fora da sala de aula, ao longo de um ano. A experiência trouxe progresso no aprendizado de matemática, equivalente a dois meses a mais de estudo em comparação ao grupo de controle. Também foi observada uma melhora nítida das habilidades de leitura e escrita das crianças.

A pesquisa não chegou a resultados que expliquem a relação direta entre o aprendizado de filosofia e o de outras disciplinas; no entanto, as discussões livres aumentaram o engajamento das crianças na escola, que passou a ser considerada por elas mais agradável. Nas escolas que participaram da experiência, os professores relataram melhora de comportamento e de relacionamento com os alunos. De acordo com os pesquisadores de Durham, o uso da filosofia pode ser uma forma barata de melhorar o desempenho escolar.

Comments

comments

PASSWORD RESET

LOG IN