Estudo associa microcefalia a mudanças no desenvolvimento dos neurônios

SHARE
, / 1554 0

NEURONOVAS | DOENÇA NEUROLÓGICA | Edição 6

microcefaliaJá é bem conhecida a relação entre microcefalia e predisposição genética. Mais recentemente, a doença tem sido associada também ao vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, embora ainda não se saiba exatamente como isso ocorre.

Um estudo publicado na Neuron em dezembro se aprofunda nos mecanismos genéticos da doença. O artigo é um desdobramento de uma pesquisa feita pelo mesmo grupo em 2010, quando usaram camundongos para analisar a ação de um gene conhecido como MAGOH. Os testes mostraram que os animais que haviam perdido uma cópia desse gene apresentavam uma grave redução no tamanho do cérebro, semelhante ao que se observa nos casos de microcefalia em humanos. Além disso, foi observado um fato estranho envolvendo as células-tronco neurais desses animais.

As células-tronco neurais tanto podem se reproduzir, por divisão celular, e dar origem a células novas do mesmo tipo como passar por um processo de diferenciação e se transformar em neurônios e em outras células de tecidos nervosos. As análises mostraram que nos camundongos sem a cópia do gene havia uma alteração na proporção entre células-tronco neurais e neurônios. O novo estudo buscou entender o porquê dessa mudança.

Por meio do cultivo de células-tronco, os pesquisadores constataram que, em 30% dos casos, o processo de divisão celular se tornou mais lento, podendo demorar duas ou três vezes mais. Esse atraso traz consequências. As células tendem a se reproduzir em quantidade menor e posteriormente chegam mais rápido ao estágio de diferenciação em neurônio. Por sua vez, os neurônios nascidos antes da hora em geral morrem numa quantidade maior do que os que tiveram um processo de formação normal. A conclusão é que a ausência da cópia do gene afeta o desenvolvimento do cérebro de duas formas: diminuindo o número de neurônios que se formam e fazendo-os ter vida mais curta.

Comments

comments

PASSWORD RESET

LOG IN