Filip de Fruyt Lapidando emoções
Ajudar os estudantes a lidar com suas emoções é uma forma de alavancar a aprendizagem, sobretudo para alunos que vêm de contextos familiares menos …
Aprender a ler: uma revolução no cérebro
Segundo o neurocientista francês Stanislas Dehaene, o cérebro aprende melhor pelo som do que pela imagem. Ou seja: o ensino deveria ser centrado nos fonemas, e não em figuras. Tanto que, foi constatado, há um progressivo aumento da atividade de duas regiões cerebrais ligadas ao tratamento fonológico durante o aprendizado da leitura.
Esquecer para lembrar
Memórias só se fazem quando há certo nível de alerta ou de emoção. Podemos não nos lembrar de leis da física que aprendemos em um livro, mas guardamos por toda a vida uma poesia que nos tocou.
Pedagogia da motivação
Existe um tempo biológico para que a aprendizagem aconteça. Por isso, o professor precisa repassar o conteúdo e discuti-lo com o aluno para verificar se ele realmente apreendeu a informação.
Em Harvard, carioca estuda ciência política de olho na educação brasileira
Ainda adolescente em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha Carneiro já se preocupava com a desigualdade na qualidade da educação brasileira. Filho de uma professora de matemática, se juntava aos sábados a um primo para dar aulas de inglês a crianças em uma favela da zona norte do Rio. Aos 21 anos, bolsista da renomada Universidade Harvard, o carioca divide seu tempo entre as aulas da faculdade e projetos para melhorar a educação brasileira.