De olho no prato

Dietas com altos níveis de açúcar e gordura afetam flexibilidade cognitiva
SHARE
, / 1924 0

Biscoitos, sucos de caixinha e outros produtos industrializados são comuns na alimentação da maioria das crianças e jovens brasileiros. No entanto, uma dieta rica em açúcares e gorduras pode, além de trazer prejuízos gerais para a saúde, como aumento de peso afetar o funcionamento do cérebro.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon observaram que grandes quantidades de açúcar e de gordura provocam alterações na flora intestinal. Isso parece afetar a flexibilidade cognitiva, habilidade do cérebro que permite mudar o pensamento de um conceito a outro ou a se adaptar a mudanças no ambiente.

A pesquisa, feita com ratos, indicou perda da flexibilidade cognitiva e também prejuízo significativo nas memórias de longo e de curto prazo. Os roedores foram divididos em três grupos: um recebia dieta rica em açúcares, outro, refeições com altas quantidades de gorduras, e o terceiro era alimentado de forma balanceada. Todos foram avaliados por meio de exercícios físicos e cognitivos depois de quatro semanas de dieta.

Os animais dos dois primeiros grupos apresentaram piora no desempenho físico e cognitivo em comparação com os ratos com dieta balanceada. Os resultados foram particularmente ruins no teste que avaliava a flexibilidade cognitiva, no qual tinham de encontrar uma nova rota de fuga de suas gaiolas.

Comments

comments

PASSWORD RESET

LOG IN