Cor, religião e lugar de moradia são principais razões para discriminação

SHARE
, / 786 0

O local de moradia, a religião e a cor foram apontados como as principais razões de discriminação em ambiente escolar. Essa é a resposta a uma pesquisa da Faculdade Latino – Americana de Ciências Sociais, que ouviu mais de 6 mil alunos, entre 12 e 29 anos.

O estudo, coordenado pela socióloga Miriam Abramovay, conversou com estudantes de escolas públicas de sete capitais para criar o Diagnóstico Participativo das Violências nas Escolas. Sete em cada dez alunos disseram ter ocorrido algum incidente de violência em sua escola em 2015. Quase metade dos estudantes (42%) contou ter sofrido algum tipo de violência.

Em relação ao tipo de violência existente dentro da escola, 15% dos alunos relataram brigas, 14%, xingamentos, 11%, pichações, e 10% contaram que há roubos e furtos no ambiente escolar. Também aparecem na lista ação de gangues, ameaças, assassinatos, cyberbullying, discriminação, porte de armas, tráfi co de drogas e violências sexuais, entre outras.

A pesquisa mostra também que o ambiente escolar é decisivo para os alunos considerarem a escola boa ou ruim, independentemente da qualidade do ensino. O estudo completo pode ser consultado na seção “Biblioteca”, na página da instituição: flacso.org.br.

Comments

comments

PASSWORD RESET

LOG IN